Site em Wordpress - Não caia nessa armadilha

Muitos desenvolvedores e agências utilizam o Wordpress na criação dos websites de seus clientes. Falta a transparência para explicar ao cliente em detalhes as vantagens e desvantagens.

"Isso acontece porque todos os aspectos positivos favorecem apenas o desenvolvedor, enquanto negativos ficam para o cliente."

O Wordpress é uma plataforma de código aberto criada para o desenvolvimento de blogs e, quando utilizada para esse fim, é simplesmente a melhor ferramenta disponível no mercado.

Porém quando se trata de sites institucionais, landing pages ou plataformas mais complexas com funcionalidades personalizadas, acaba se tornando um grande problema.

Neste artigo vou lhe explicar em detalhes, com base em nossa experiência de inúmeros projetos de clientes que tiveram seus resultados extremamente comprometidos devido a má utilização do Wordpress.

Por que os desenvolvedores insistem em usar o Wordpress?

A mão de obra qualificada para TI é um recurso escasso. Existem poucos profissionais no Brasil que realmente têm pleno domínio sobre as tecnologias necessárias para desenvolver um site que realmente entregue resultados.

Muitas empresas atuam no mercado de desenvolvimento de websites utilizando plataformas de CMS (Content Managment System). Essas plataformas viabilizam o desenvolvimento de sites por profissionais com pouca ou quase nenhuma experiência com web. Ao utilizar um CMS as empresas conseguem obter mão de obra mais barata, reduzir o tempo de desenvolvimento e com isso aumentar suas margens de lucro.

Outras plataformas que são utilizadas com a mesma função são: Joomla e Drupal.

O caminho para um site ruim

Sites sem identidade

Os sites construídos em Wordpress são baseados em temas e os desenvolvedores o utilizam para construir sites institucionais raramente têm conhecimento técnico para criar temas personalizados.

Como você já deve ter imaginado, seu site será idêntico a milhares de outros sites da internet.

Tema famoso de Wordpress

A imagem acima mostra um tema muito famoso de Wordpress que, no momento em que escrevo este artigo, já foi vendido 636.300 vezes.

É importante esclarecer que um desenvolvedor normalmente utiliza um tema para produzir vários de seus sites.

Vamos imaginar que para cada venda foram gerados 5 sites: teríamos aproximadamente 3 milhões de sites extremamente parecidos, sem nenhum diferencial, estudo e otimização.

Limitações para expansão

Após a popularidade do Wordpress e sua utilização para diversas funções diferentes de seu propósito original, a comunidade desenvolveu diversos plugins para as mais variadas funções.

Explicando de uma forma simplificada os plugins são acessórios que, uma vez instalados no Wordpress, agregam funcionalidades extras.

Por exemplo, instalando o woocomerce, o Wordpress se torna um e-commerce.

Isso torna viável e barato para um desenvolvedor sem experiência colocar no ar uma loja virtual. Porém essa será uma loja cheia de limitações técnicas e travada em relação a funcionalidades.

Quando o cliente pede uma nova funcionalidade ou alteração para qual não exista um plugin capaz de atender, normalmente o desenvolvedor vai negar, ou cobrar valores absurdos para realizar a implementação. Muitas das vezes esses valores são maiores que o valor pago para o desenvolvimento inicial do site.

Limitações para expansão
Riscos de Segurança

Riscos de segurança

Com a utilização de temas e plugins, o desenvolvedor perde grande parte do controle sobre a segurança do site. O Wordpress tem atualizações constantes, mas muitos plugins são descontinuados e se tornam vulneráveis. Hackers aproveitam dessas falhas que se tornam mundialmente conhecidas, para hackear os sites, utilizando até mesmo robôs que navegam pela internet procurando sites com vulnerabilidades conhecidas.

Encontrar essas vulnerabilidades é muito simples, uma vez que o próprio código fonte do Wordpress é aberto e pode ser acessado por qualquer um através da internet.

A combinação das fragilidades técnicas com o perfil menos experiente do desenvolvedor Wordpress resulta em sites com grandes brechas de segurança e que constantemente sofrem invasões, sequestros de dados e muitos prejuízos.

Riscos de Segurança

Lentidão e SEO

Uma das bases para conseguir ser encontrado na internet é ter seu site bem avaliado pelo Google e demais buscadores. A cada dia o Google tem sido mais exigente em relação a experiência dos usuários nos sites e a velocidade de abertura é um dos principais fatores avaliados.

Para se obter uma boa performance com o Wordpress é necessário instalar plugins e também contar com especialistas da plataforma. Normalmente os profissionais que desenvolvem sites institucionais em Wordpress não possuem esse tipo de conhecimento e entregam projetos básicos, muito diferentes dos casos de sucesso de grandes sites desenvolvidos em Wordpress.

Ao final do projeto o cliente tem um site lento e não consegue uma boa classificação nas buscas do Google para seus termos de interesse.

Lentidão e SEO

7 motivos para não utilizar o Wordpress

Conclusão: O Wordpress não deve ser utilizado para criação de sites porque:

  1. Não foi projetado para isso;
  2. É mais lento que sites institucionais desenvolvidos com tecnologias adequadas;
  3. Os plugins tornarão o site vulnerável para hackers;
  4. Os profissionais que o utilizam possuem pouca experiência com internet;
  5. Sua manutenção e evolução é lenta e às vezes inviável, tornando mais barato construir tudo novamente nas tecnologias adequadas;
  6. Os sites são baseados em temas que são utilizados por todo o mundo;
  7. Com certeza você conhece alguém que comprou um site Wordpress que nunca foi ao ar ou ficou muito abaixo do esperado.
Aubry Maciel

Aubry Maciel Autor

Arquiteto de software e diretor da Relier.

Especialista em modelagem, desenvolvimento e manutenção de soluções distribuídas de larga escala.